Aquele em que eu escrevo sobre comida chinesa

02jun09

Sabe, eu sou muito a favor de que na vida, deve-se comer de tudo. Sério.


Ok, não tudo. Isso não. /caraverde (se bem que segundo o grandíssimo Tony Bourdain, essas coisinhas tem gostinho de batata frita. Haha)

Pra começar, eu não gosto de gente fresca pra comer. Se você é assim, nem adianta sermos amigos. E se for pra ficar contando calorias a cada coisa que você come, também não me interessa. Estraga todo meu apetite. haha. Se vc acha as comidas das ruas de São Paulo, sujinhas e nojentinhas, é pq eu digo que vc ainda não foi pra Taiwan ou pra China. Tá bom, pra China eu também não fui, mas fui pra Taiwan. E te digo mais, chinês não tem frescura pra comer. MESMO. E temos uma adoração por comida, pra vc ver o quanto é importante, a 1a coisa que os chineses perguntam quando vêem os amigos não é “oi, tudo bem?” é “oi, já comeu?”. Mas é claro que tem uma explicação, eles passaram por mta fome e miséria no passado, mas eu não vim escrever sobre coisas trágicas, pois perderia a mágica desse delicioso post. Tá, eu sei que já estraguei o post com a foto de cima. hahaha.
Quando vc pensa em comida chinesa, vc pensa em que? Putz meu, sushi e sashimi é japa. Não somos todos iguais ok. Certo, eu ouvi um “yakissoba” ali. Guioza, bifum, rolinho a primavera. é. Mas oi, vc já entrou num restaurante chinês pra comer comida chinesa DE VERDADE? Te garanto que da próxima vez que pisar num restaurante chinês da Liberdade, vc não vai mais pedir yakissoba. Ou vai, sei lá.
Eu já comi em vários restaurantes chineses. Mas daqueles chineses MESMO, que a mulher é mal humorada, e mal sabe falar português. E dos mais baratos e sujos, onde jogam seu prato como se fossem cartas de baralho, tem sempre uma baratinha aqui e ali andando no chão e a cozinha gzus, vc nem quer ver. E dos mais caros onde tem uma sala particular pra fazer festinha em que a gente come pato a pequim e lagosta. E é claro que nesses caros eu nunca paguei nada né haha. Ah sim, e claro, as feirinhas chinesas em Taiwan.
Em Taiwan é assim: o dia começava ás 7 am (café-da-manhã) e terminava ás 19hs da noite (18hs era a janta, 19hs era pro caminho do hotel). Aliás, pra eles, pq pra gente terminava á 3 am, onde íamos correndo pro Seven eleven comprar cup noodle. E era ótimo pq nos hotéis o bebedouro é água quente. A gente nunca entendeu mto bem o por que, mas aí depois que a gente comprou nosso primeiro cup noodle, desvendamos o mistério, haha.

Se você quer viver como um chinês, então ficaadica de começar o café-da-manhã não comendo pão com manteiga e cafézinho, e sim:


arroz empapado com um ovo absurdamente salgado (e não é aquele de mil anos), pepino, frango e essa farofinha em cima é tipo uma carninha seca. Tem aqui em casa, o nome dele é Zou Son.


bolinho com carne de porco, uma massa frita que come com shoyu, pão, ovo, linguicinhas e ovo com shoyu


bolinho com carne de porco (ou baozi)

Mas se vc quiser algo bem campeão, sugiro que vc coma um do jiang


É…bom, uma massa aí, com um molho de tofu e o outro é um molho que não sei exatamente o que é, mas pode confiar que é bem gostoso. hahaha

Bom, passamos pro almoço. O clássico dos clássicos que vc não pode deixar de comer: macarrão apimentado com carne de boi e muito caldo.

Não, sério. Da próxima vez que vc for num restaurante chinês, passa reto no yakissoba e peça um “niu rou mien”. Quando eu voltar pra Taiwan, meu avô já sabe até onde me levar, num restaurante pra comer o melhor niu rou mien da cidade. hahaha.

Macarrão frio


feito com molho de pasta de amendoim. uma dilicia.

Macarrão frio II


Macarrão com shoyu, oleo de gergelim, carne de porco, pepino e de vez em quando tofu em cubinhos.

Sopa de ruan tuan


massa com camarão ou carne dentro.


Macarrão grosso (/heh)

Que tal experimentar um “zong zi”?


Ele é um arroz em forma de pirâmide, que vem embrulhado em folhas de bambu. O arroz é grudento, saboroso e vem com feijãozinho e carne de porco. Um aperitivo. haha. Vende naquelas vendinhas de comida chinesa na Liberdade.

Ou um sanduiíche de carne de porco? Muito famoso em restaurantes chineses mais sofisticados.

Vc é fã de tofu? Então que tal experimentar o tofu fedido?


Sim, esse é o nome dele, tofu fedido. Pensa nisso, vc está andando pelas ruas de Taipei, de repente vc sente um cheiro de esgoto, muito ruim mesmo. Isso é o tofu. E lá vende que nem bala aqui. Isso eu não comi, não tenho coragem de enfiar isso na boca não, mas todos os chineses ADORAM. Cara, eu olho pra essa foto, eu lembro daquele cheiro. Mas diz que o sabor é de outro mundo, tem que ser né, pq o cheiro, gzus.

Dim Sum


Dim Sum são as massas chinesas. E elas são deliciosas. Tem as fritas como o guioza ou as cozidas a vapor, que vem nesses “pratos” de bambu. Ai, acho que vou morrer, quero um desses NOW!!!111

Frutos do mar

O que comer no inverno? fácil!


pegue uma panela cheia de água e coloque uma divisória. De um lado coloque tudo que vc encontrar na geladeira e faça um sopão. Do outro coloque tudo que vc encontrar na geladeira e faça um sopão bem apimentado. É obrigatório a presença de bolinhos de peixe, muita verdura, carne e obviamente macarrão. Na sua tijela, quebre um ovo, coloque shoyu, pasta de amendoim, molho de gergelim, e todos os molhos que vc encontrar na sua casa para mergulhar tudo que vc encontrou na geladeira. :)

Sou rico e quero pagar caro
pato a pequim


Aqui no Brasil esse prato custa entre R$90 a R$170, uma pechincha. Mas vale tudo isso? Sei lá, mas eu digo uma coisa, é um tesão isso. hahaha. É bom demais. Diz que o prato dá pra 4 pessoas, eu diria que dá pra duas. :P

e sopa de barbatana de tubarão


Não sei quanto custa aqui, mas lá fora sai por até US$150, então imagina quanto que é aqui. Eu já tomei e sinceramente? Nada demais. Prefiro a sopinha de ruan tuan que aqui é uns R$12.

Categoria vc tem nojo e eu já comi

sangue de porco. O gosto é… sei lá. Não é ruim, é comível! Não é como se fosse fígado… vai seria, mais ou menos que nem fígado, mas com um gosto mais leve. Não, pera. Não sei explicar :P


Alguma verdura. Não sei se gosto mto dela não.


Isso não são minhocas, é um macarrãozinho transparente! haha


Mamãe disse que isso é flor de lotus. Eu acredito nela. hahah. Ele é meio chiclete pra comer, mas é ok.

E (ufa), finalmente…a sobremesa! O clássico não é comer banana caramelada. É comer aquele arroz doce, ou raspadinha, ou aqueles doces de feijão, principalmente o famoso MOCHI.


Raspadinha com um monte de gororobinha que não sei o nome. É…diferente. HAHA


Arroz doce chinês. Pareece nojento, mas é bom. Pode confiar!


“maqporramaisnojenta” vc diz. É, é feio, mas é gostoso! É uma massa com algo preto dentro, eu sei, explico muito bem. E sim, é doce. A coisa preta é doce. hahahaha


Gelatina preta. Se vc é frequentador das lojinhas de comida da liberdade, com certeza já viu vendendo isso numa latinha. Vai dizer que não é bom?? Eu tomo sempre! :9


Sopa de feijão doce. Eu tomava sempre também!


Esse é aquele bolinho que a gente come quando vai comemorar a chegada de alguma lua. haha. Tem de vários tipos, mas o mais comum é com doce de feijão E a gema do ovo. Sim, gema do ovo salgado. hahahaha


Mochi com sorvete dentro. Esse eu ainda não comi.


Mas o melhor MESMO pra mim é o bolo chinês. A massa é diferente, é beeem fofa, tá vendo na foto que ela parece uma esponja? É, talvez seja mesmo uma esponja. Não duvidaria.
Depois desse post, aposto que vc não vai mais pedir só yakissoba e viver de china in box né? Ou vai. Mas espero que não, ssaporra deu trabalho pra fazer. A maioria disso aí pode ser feio, mas é bom, por isso, aproveitem! ;)



7 Responses to “Aquele em que eu escrevo sobre comida chinesa”

  1. 1 Luma

    Aqui nem tem opção de comer essas coisas.

    Algumas daí eu acho que até comeria, mesmo sendo nojento hahaha

  2. Ah Carol, tem coisas que eu arriscaria pedir que você colocou aqui. Mas poucas. Se for para escolher, continuo com o yakisoba. hihihi
    Bjitos!

  3. 3 Luh

    HAHAHAHA, Carol… eu comeria tudo isso! Tirando o tofu, claro! Que nojo… *argh…*
    Maaaas, esse último, o bolo chinês com recheio de chantilly… é TUDO! Como sempre! HAHAHA

  4. Adoro gelatina preta.

  5. Wow, awesome blog structure! How lengthy have you been blogging for?

    you made blogging look easy. The entire look of your site is great, as smartly as the content material!

  6. For hottest news you have to pay a quick visit world-wide-web and on the web I
    found this site as a best website for most recent updates.

  7. Se vc voltar para Taiwan precisa experimentar o tofu fedido, não na China, não em outros países, precisa ser de Taiwan, voltei para o Brasil é agora to louca para saber se aqui existe algum lugar que vende! Não dá para explicar, eu amei! Mas não coma o cozido, tem que ser o frito, pq o cozido fica como tofu comum


Deixe um comentário